segunda-feira, 10 de maio de 2021

BNCC práticas corporais de aventura

 Práticas Corporais de Aventura Anos Finais Ensino Fundamental


Acadêmicos: Bruna Rita Athaydes Cardoso, Mateus Palhano da Silva

Atividade 1: Exploração e procura de objetos

Nível de ensino e ano


 


Unidade temática




Objeto de conhecimento



Conteúdos compreendidos neste objeto 



Habilidades da BNCC



Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade

6° ano

Práticas corporais de aventura

Práticas corporais de aventura urbanas

Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações.

(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação

Conteúdo: Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações.

Objetivo da aula: Realizar atividades adaptadas com os conteúdos citados acima, promover uma integração entre a turma, conhecer alguns espaços da escola.

Parte Inicial:  A turma será dividida em pequenos grupos dependendo do número de alunos, o professor reunirá os grupos e passará as explicações referentes às atividades.

Desenvolvimento:Os alunos serão divididos em pequenos grupos e deverão localizar objetos e alimentos para a organização de um piquenique, para localizar os objetos os alunos realizarão, escaladas, rastejos, trilhas, orientações, voltas de bike e slickline. 

Parte Final: Após todos os objetos encontrados a turma toda irá organizar um lanche cooperativo da forma que achar melhor e comer.



Atividade 2: Escalada

Nível de ensino e ano



Unidade temática



Objeto de conhecimento



Conteúdos compreendidos neste objeto 




Habilidades da BNCC




Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade

9°ano

Práticas corporais de aventura

Práticas corporais de aventura na natureza


Prática das escaladas normas e equipamentos de segurança para uma prática de aventura e os benefícios que esse esporte traz.



Analisar riscos, selecionar estratégias e avaliar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza

Conteúdo:Escalada 

Objetivo da aula: Vivenciar a prática da escalada, com segurança usando todos os equipamentos, bem como executar as técnicas para escalar.

Parte Inicial: A turma será separada em quatro grupos de pesquisa, que pesquisaram os seguintes temas: O que é escalada? Quais são os tipos de escaladas? Quais são os  Benefícios da escalada? Quais equipamentos de seguranças, são usados para escalar?

Desenvolvimento: Após a pesquisa os estudantes vão elaborar um cartaz com o tema proposto e vão explicar para turma o que pesquisaram. A professora vai dar ênfase aos equipamentos de segurança, vai falar sobre a importância de estar usando de maneira adequada.

 Em um segundo momento a professora amarrará  diversas cordas,  nos muros da escola, nessas cordas terão nós para que os alunos consigam escalar. 

Parte Final: Após essa vivência a professora vai propor aos alunos em um segundo momento um passeio no Eco Parque, em Nova Roma do Sul, para que os alunos vivenciam com todo o cuidado e segurança essa prática de aventura em meio a natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BNCC práticas corporais de aventura

  Práticas Corporais de Aventura Anos Finais Ensino Fundamental Acadêmicos: Bruna Rita Athaydes Cardoso, Mateus Palhano da Silva Atividade 1...