Práticas Corporais de Aventura Anos Finais Ensino Fundamental
Acadêmicos: Bruna Rita Athaydes Cardoso, Mateus Palhano da Silva
Atividade 1: Exploração e procura de objetos
Nível de ensino e ano
| Unidade temática | Objeto de conhecimento | Conteúdos compreendidos neste objeto | Habilidades da BNCC | Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade |
6° ano | Práticas corporais de aventura | Práticas corporais de aventura urbanas | Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações. | (EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação | Conteúdo: Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações. Objetivo da aula: Realizar atividades adaptadas com os conteúdos citados acima, promover uma integração entre a turma, conhecer alguns espaços da escola. Parte Inicial: A turma será dividida em pequenos grupos dependendo do número de alunos, o professor reunirá os grupos e passará as explicações referentes às atividades. Desenvolvimento:Os alunos serão divididos em pequenos grupos e deverão localizar objetos e alimentos para a organização de um piquenique, para localizar os objetos os alunos realizarão, escaladas, rastejos, trilhas, orientações, voltas de bike e slickline. Parte Final: Após todos os objetos encontrados a turma toda irá organizar um lanche cooperativo da forma que achar melhor e comer. |
Atividade 2: Escalada
Nível de ensino e ano | Unidade temática | Objeto de conhecimento | Conteúdos compreendidos neste objeto | Habilidades da BNCC | Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade |
9°ano | Práticas corporais de aventura | Práticas corporais de aventura na natureza | Prática das escaladas normas e equipamentos de segurança para uma prática de aventura e os benefícios que esse esporte traz. | Analisar riscos, selecionar estratégias e avaliar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza | Conteúdo:Escalada Objetivo da aula: Vivenciar a prática da escalada, com segurança usando todos os equipamentos, bem como executar as técnicas para escalar. Parte Inicial: A turma será separada em quatro grupos de pesquisa, que pesquisaram os seguintes temas: O que é escalada? Quais são os tipos de escaladas? Quais são os Benefícios da escalada? Quais equipamentos de seguranças, são usados para escalar? Desenvolvimento: Após a pesquisa os estudantes vão elaborar um cartaz com o tema proposto e vão explicar para turma o que pesquisaram. A professora vai dar ênfase aos equipamentos de segurança, vai falar sobre a importância de estar usando de maneira adequada. Em um segundo momento a professora amarrará diversas cordas, nos muros da escola, nessas cordas terão nós para que os alunos consigam escalar. Parte Final: Após essa vivência a professora vai propor aos alunos em um segundo momento um passeio no Eco Parque, em Nova Roma do Sul, para que os alunos vivenciam com todo o cuidado e segurança essa prática de aventura em meio a natureza. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário